Artigo do presidente do Sincofaz foi publicado no Diário Catarinense

O artigo assinado pelo presidente do Sincofaz, Paulo Sérgio de Souza, foi publicado hoje no Diário Catarinense. No texto, ele aborda a importância da Contabilidade Pública e apresenta as atribuições relevantes dos Contadores da Fazenda Estadual, como a de serem os gestores das informações mais significativas para as tomadas de decisões.

Leia abaixo:

Gestor da informação e da estratégia

*Paulo Sérgio de Souza, presidente do Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual de Santa Catarina (Sincofaz)

Há muito tempo que a Contabilidade passou a priorizar a essência sobre a forma, ou seja, esqueçam tabelas e relatórios simples de receitas e despesas e substituam por informações valiosas, dados imprescindíveis para tomadas de decisões e normatização da gestão.

 

No caso específico dos Contadores da Fazenda Estadual, podemos destacar que são os responsáveis em garantir aos gestores informações úteis da gestão fiscal, orçamentária, contábil e patrimonial, subsidiando-os para definições estratégicas. Somos considerados um cientista de dados.

 

Atuando diretamente na gestão ou no apoio ao Gestor, existem Contadores da Fazenda em diversos órgãos do governo estadual, cedidos ou designados para realizarem trabalhos em cada uma das pastas, envolvidos em projetos que servem como respaldo para as atividades da gestão. Podemos citar Portal da Transparência, Balanço Cidadão, Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina (ePROJ), Captação de Recursos, além de análises preditivas que usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos,entre tantas outras atividades de destaque que são coordenadas por estes profissionais.

O Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) é uma inovação e foi desenvolvido sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade e Informações Fiscais com objetivo de alcançar uma solução moderna e ágil na área de planejamento e gestão fiscal. Lançado em 2004, o sistema recebeu constantes aperfeiçoamentos nestes 15 anos, integrando 24 módulos, inclusive com controle diário da arrecadação do Estado.

Podemos citar ainda o programa Projeta SC, coordenado por Contadores da Fazenda no ePROJ, que é a criação de um Banco de Projetos Estadual, implantação de núcleos de projetos setoriais, elaboração de ranking de projetos, além do monitoramento e controle dos projetos estruturantes do Estado, para acompanhamento do Governador.

Cabe ainda ressaltar a atuação dos contadores na captação de recursos, entre outras iniciativas, a elaboração do 1º Caderno Digital de emendas parlamentares, disponibilizando aos senadores e deputados, federais e estaduais, um portfólio de projetos prioritários, para o Governo, para serem apoiados com recursos de emendas parlamentares.

Enfim, no dia 22 de setembro, Dia do Contador, podemos dizer que estamos sempre conectados e em busca da eficiência.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful