Sincofaz ENTREVISTA: César Augusto Grubba – Secretário de Estado da Segurança Pública

César Augusto Grubba assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) em 2011 e, desde então, permanece firme na gestão da política de Segurança Pública do Estado. Neste período muitos investimentos foram realizados: melhorias nas estruturas físicas das unidades policiais, renovação das frotas e aquisições de itens de proteção individual.

O Sincofaz entrevistou o secretário para trazer este balanço da gestão, destacando o papel do contador no planejamento e ações estratégicas da Secretaria. Hoje, atuam na SSP-SC os contadores da Fazenda, Luana Torres, que apoia na gestão e supervisão dos serviços contábeis, e Rafael Pinheiro, que está como Diretor de Planejamento e Avaliação.

  

(Fotos: Ascom SSP-SC/Johatan Tavares)

Confira a entrevista completa:

De que forma os investimentos foram priorizados diante da estratégia de Política de Segurança Pública?

César Grubba: Os investimentos foram priorizados para dar condições adequadas aos nossos agentes da segurança pública em atender aos anseios da sociedade. Tivemos grandes investimentos em renovação da frota operacional, kits de proteção individual, armamento, programa Bem-te-Vi de Videomonitoramento, com instalação de mais de 2,6 mil câmeras de vigilância em todo o Estado e centrais de videomonitoramento, estruturas físicas, entre outros. Destaco aqui a construção da nova Sede Administrativa da SSP, ainda não inaugurada, mas já em funcionamento. Trata-se do maior investimento já feito na área da Segurança Pública. É uma obra para o futuro. São três prédios que vão abrigar todas as Instituições vinculadas à SSP.

Desde 2011, houve uma grande valorização dos recursos humanos da SSP, tanto em aumento do número de efetivo quanto em melhorias remuneratórias. O que representam esses atos de promoção para a Segurança Pública do Estado?

César Grubba: O trabalho mais desafiante de todo este tempo de nossa gestão à frente da Secretaria da Segurança Pública vem sendo a questão da recomposição dos efetivos policiais. As corporações vêm enfrentando movimento contínuos de inativação de seus quadros, de certa forma até um pouco acelerada nos últimos tempos, mas natural e esperado, porquanto a reserva remunerada e aposentadoria são direitos concretos e sempre alcançados por meio do pleno cumprimento de seus pressupostos temporais e legais. Mas o recrudescimento da violência em todas as suas vertentes, um fenômeno observável não só no Brasil mais em muitos países mundo afora. Em Santa Catarina é assim que acontece. As comunidades confiam mais nas polícias, interagem mais com seus contextos organizacionais, e por essa razão, querem mais e mais quartéis e delegacias policiais. Desde 2011, a Segurança Pública já recebeu cerca de 7 mil novos servidores, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos e auxiliares administrativos, numa demonstração de que está área é prioridade do Governo.

Quais são as prioridades da Secretaria de Segurança Pública em 2017?

César Grubba: Entre as prioridades de 2017, posso destacar o reforço de novos policiais e autorização para abertura de concurso público. Só neste ano foram chamados 1.404 novos servidores da Segurança Pública, entre Polícia Militar, Civil e IGP. Destes, 1.084 policiais militares se apresentam para a formação no início do mês de maio. É a maior turma da PM da história de Santa Catarina. Desde 2011, o Governo do Estado já nomeou cerca de 7 mil agentes da Segurança Pública, a maior convocação da história da Segurança em Santa Catarina. Foram 22 concursos realizados pela SSP.

Por se tratar de um serviço essencial de Estado a Segurança Pública se relaciona com as diversas áreas de Governo. Como se dá a parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda?

César Grubba: As Secretarias de Segurança Pública e da Fazenda mantém um diálogo forte, pois as necessidades da sociedade são ilimitadas e os recursos finitos, cada vez mais escassos, necessitando o entrosamento e trabalho diário entre essas duas pastas na busca pelo equilíbrio nessa equação.

Qual a importância do trabalho do contador da Fazenda dentro da Secretaria de Segurança Pública?

César Grubba: É uma profissional chave, de alta capacidade técnica, que nos auxilia de forma robusta na gestão pública. Peça de grande relevância na gestão estratégica, o que, nesses tempos de crise com escassez de recursos, contribui substancialmente para uma gestão fiscal equilibrada.

O que pode ser destacado do papel do Contador da Fazenda no apoio a Gestão da Secretaria de Segurança Pública?

César Grubba: Tenho dois Contadores da Fazenda na minha equipe. A Contadora Luana Torres que nos apoia na gestão e supervisão dos serviços contábeis, contribuindo nessa árdua missão de gerar informações sólidas para a tomada de decisão. O outro Contador da Fazenda é o Rafael Pinheiro que está como Diretor de Planejamento e Avaliação. Diretoria essa de grande relevância estratégica para essa pasta, uma vez que tem em suas competências a gestão das seguintes áreas: projetos prioritários, planejamento orçamentário e financeiro e sua execução, convênios e outros instrumentos congêneres, programa Pacto pela Segurança Pública, obras e manutenções, entre outras. Posso destacar que os Contadores da Fazenda têm participação ativa e fundamental no apoio à gestão estratégica desta Secretaria de Segurança Pública.

De que maneira outros órgãos públicos e sociedade podem contribuir para garantir a segurança do cidadão?

César Grubba: Devemos buscar uma maior integração entre os organismos que compõem a estrutura de Estado. Polícias mais proativas, fazendo a decomposição de toda e qualquer cadeia delituosa. Aproximação da polícia com a comunidade permitindo que proponha soluções para os problemas e cobre soluções e resultados. Nos cargos que ocupamos é nosso dever ouvir, processar e absorver essas demandas, orientando ações e gerando medidas que possa criar as alternativas às necessidades e interesses da sociedade.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful