HomeNotícias

Contadora da Fazenda assume Diretoria do Tesouro Estadual

 

O novo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, empossado na semana passada, vem montando uma nova equipe para gerir os trabalhos e convidou a contadora da Fazenda Michele Roncalio a assumir a Diretoria do Tesouro Estadual (DITE). Desde ontem, dia 1 de março, Michele assumiu a função de coordenar o núcleo técnico do Sistema de Administração Financeira e, com a atuação de três gerências, realizar a gestão dos numerários recolhidos aos cofres estaduais. A DITE faz a supervisão para que os recursos financeiros recebidos se transformem em bens e serviços prestados aos cidadãos catarinenses.  É a primeira vez que uma contadora da Fazenda assume esse cargo.

É feito um acompanhamento permanente das receitas e dos gastos públicos, a fim de manter o equilíbrio nas contas estaduais e evitar o desperdício de verba pública. Como instrumentos de gestão, podemos citar a centralização dos recursos financeiros no Sistema Financeiro de Conta Única, o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), a programação orçamentária, financeira e cronograma de desembolso de todas as fontes de recursos, o acompanhamento das metas de ajuste fiscal e dos percentuais constitucionais de Saúde e Educação, além de outras ações complementares.

As gerências subordinadas à DITE são Gerência de Programação Financeira (GEPFI), Gerência do Tesouro Estadual (GETES) e Gerência Financeira do Tesouro Estadual (GEFTE).