HomeNotícias

Fazenda promove 1º Ciclo de Palestras e Cases sobre Inovação e Eficiência na Gestão Pública

Programação deve reunir agentes públicos, dirigentes de organizações públicas e privadas e estudantes no dia 24 de outubro em Florianópolis

Com o desafio de disseminar boas práticas e contribuir para a modernização da administração pública, a Secretaria de Estado da Fazenda realiza o 1º Ciclo de Palestras e Cases sobre Inovação e Eficiência na Gestão Pública. Voltada a gestores públicos, profissionais e estudantes, a programação ocorre dia 24 de outubro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A iniciativa conta com o apoio do Business Transformation (BT). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Em um dia de programação, sete conferencistas vão compartilhar com os participantes suas experiências e visões sobre inovação, modernização e eficiência na gestão pública. Quem abre o debate é o secretário Antônio Gavazzoni (Fazenda), que deve falar sobre o papel do gestor na modernização da administração pública.  Com dez anos de experiência no meio, o secretário acredita que, no atual cenário socioeconômico, não há mais lugar para ineficiência.  “Vamos mostrar que crise e oportunidade são faces da mesma moeda e falar sobre as alternativas que encontramos em Santa Catarina para atravessar os priores momentos da recessão econômica sem aumentar impostos nem atrasar salários”, observa o secretário.

Outro destaque da programação é o case “Plataforma de Cidadania Digital”, que será apresentado pelo coordenador-geral de Inovação Tecnológica do Ministério de Planejamento, Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr. O debate será encerrado pelo professor Denilson Sell, que irá ministrar a palestra “Gestão do Conhecimento e a Inovação Governamental”.

-> Inscreva-se aqui. 

Escritório de Processos – O 1º Ciclo de Palestras é resultado do trabalho realizado no último ano pelo Escritório de Gestão de Projetos e Processos (EGEPP) da SEF. Coordenado pelo secretário-adjunto Almir José Gorges, o EGEPP envolveu diversas unidades administrativas da SEF no mapeamento e na transformação de processos que podem ser melhorados ou reinventados, o que a médio e longo prazo deve garantir a qualificação da gestão e dos serviços oferecidos aos catarinenses. “A sociedade não tolera mais a ineficiência: é preciso direcionar os recursos financeiros e humanos, focar na produtividade e tirar proveito das tecnologias”, explica o secretário-adjunto.

Gestora do EGEPP, a contadora Alexandra Furtado da Silva Dias observa que o 1º Ciclo de Palestras trará importantes benefícios para a mudança da cultura organizacional, possibilitando a implantação de um modelo de gestão de processos que terá como foco central a sociedade. “A ideia é eliminar barreiras departamentais, simplificar procedimentos, uniformizar entendimentos e métodos e estimular o trabalho colaborativo fazendo uso de novas tecnologias e de metodologias de gestão mais eficientes”, explica a contadora.

Importante destacar que a Gestão por Processos no Governo do Estado de Santa Catarina atende a aspectos legais da Lei Complementar 381/2007, que regulamenta ações voltadas à desburocratização e à melhoria dos processos. A iniciativa obedece ainda a Lei 15.435/2011, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e instituiu a Carta Estadual de Serviços.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas

9h – Palestra: O papel do gestor público no processo de modernização da Administração Pública

Palestrante: Antonio Gavazzoni

10h – Palestra: Construindo as Organizações Públicas do Século 21

Palestrante: Leandro Jesus    

11h – Case:  Plataforma de Cidadania Digital

Palestrante: Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr 

12h – Intervalo para Almoço

13h30 – Palestra: Teletrabalho nas Organizações Públicas

Palestrante: Álvaro Mello 

14h30 – Palestra: Melhoria e Transformação Digital de Processos, Casos e Decisões

Palestrante: Mauricio Bitencourt 

15h30 – Case: O Impacto da Tecnologia da Informação na Melhoria de Processos e Otimização do Desempenho das Organizações – Case Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

Palestrante: Maurício Passos de Castro

16h30 – Palestra: Gestão do Conhecimento e a Inovação Governamental

Palestrante: Denilson Sell 

17h30 – Encerramento e café colonial

QUEM É QUEM

Confira quem são os sete conferencistas do 1º Ciclo de Palestras e Cases sobre Inovação e Eficiência na Gestão Pública

Antônio Marcos Gavazzoni – Graduado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na UNOESC, na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina – ESMESC e na Universidade Paranaense – UNIPAR. Atua na gestão pública desde 2007, quando assumiu a Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina. Em março de 2010, foi pela primeira vez titular da Secretaria de Estado da Fazenda. Em janeiro de 2011, assumiu as presidências da CELESC Holding e suas subsidiárias integrais, CELESC Distribuição e CELESC Geração, onde permaneceu até dezembro de 2012. Está a frente da Secretaria de Estado da Fazenda desde 2013. É autor do livro “Sustentabilidade, Governança e Reforma do Estado”.

Leandro Jesus – Bacharel e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estudos complementares na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, nos EUA. Já atuou como professor de pós-graduação em instituições como FGV, PUC e UFRJ. Foi autor/coautor de livros nacionais e internacionais sobre gestão empresarial. Co-fundador do Movimento Business Transformation, é conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Junior – Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins, com especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade de Informática de Lins e IBM, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.  Professor-adjunto da Universidade de Brasília, acumula 15 anos de experiência acadêmica e como pesquisador. Atualmente, é também coordenador-geral de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.

Álvaro Mello – Administrador e mestre pela EAESP-FGV e doutor pela FEA/USP. É considerado pioneiro na divulgação, ensino e pesquisa do “Empreendedorismo” na EAESP-FGV, na BSP Business School São Paulo e na ESPM, assim como palestrante e pesquisador pioneiro no Brasil e na América Latina, autor e co-autor de livros na área de Teletrabalho. No CRA-SP, fundou o Grupo de Estudos de Teletrabalho e Mobilidade Corporativa. É fundador da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, onde atualmente é diretor de Relações Internacionais.

Mauricio Bittencourt – Administrador pela PUCRS, profissional certificado em Gerenciamento de Projetos e Processos pela PMI e pela ABPMP International, acumula 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão de Corporações no Brasil e na Angola. Foi revisor e tradutor do Guia “BPM CBOK” e é vice-presidente e fundador da ABMPM.org – Associação Brasileira dos Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio.

Maurício Passos de Castro – Mestre em Administração pela UFSC, atua na área administrativa do Fundo Estadual de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e é professor titular do Instituto do Ensino Superior da Grande Florianópolis. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Hospitalar, atua também nas áreas de Análise Organizacional, Consultoria, Mudança Organizacional, Implantação de Modelos de Gestão e Modernização Gerencial.

Denilson Sell – Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, com estágio de doutoramento na The Open University. Atualmente é professor no Departamento de Administração Pública e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Atua também como diretor e pesquisador no Instituto Stela.