Sincofaz reforça seu compromisso com a verdade e anuncia campanha contra Fake News

HomeComunicaçãoNotícias

Sincofaz reforça seu compromisso com a verdade e anuncia campanha contra Fake News

Ação foi lançada durante agenda com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi 

Se por um lado a facilidade que as redes sociais proporcionam para fazer circular  notícias de maneira rápida e indiscriminada é positiva no que diz respeito ao acesso rápido à informação, por outro é negativa, porque permite a divulgação de mensagens, dados e opiniões de procedência muitas vezes desconhecida ou duvidosa. E aí, acabamos convivendo com as Fake News.

Em qualquer momento as conseqüências de se compartilhar inverdades podem prejudicar o cidadão, a sociedade e as instituições, mas especialmente nesse momento que antecede a realização das eleições, a causa (Fake News) e as consequências (mentiras e notícias descontextualizadas) encontram terreno fértil, tornando-se cada vez mais freqüentes.

Com o objetivo de interromper esse ciclo e combater a disseminação de Fake News, o Sincofaz lança uma campanha de conscientização e proposta de ações individuais e coletivas para conter esse problema. “Cada vez que compartilhamos uma notícia sem checar fontes, sem verificar a veracidade, sem analisar o contexto e, em caso de dúvida, sem pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis, corremos o risco de contribuir com a disseminação de Fake News. Isso é um desserviço para com a sociedade”, explica o presidente da entidade, Sandro Medeiros Alves.

Segundo ele, construir um Estado forte, eficiente e justo demanda responsabilidade, transparência e verdade, e como entidade comprometida com Santa Catarina e com os catarinenses, o Sincofaz escolheu dizer NÃO ÀS FAKE NEWS e agir para transformar esse discurso em prática diária. “E para essa caminhada vamos buscar parceiros, que assim como nós acreditam que a verdade é fundamental para o fortalecimento da sociedade e para o desenvolvimento de Santa Catarina. Em uma agenda realizada nesta semana com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o desembargador João Henrique Blasi, conversamos também sobre essa questão, e celebramos esse valioso apoio à nossa campanha. Não foi surpresa, porque sabemos do compromisso do TJ com a verdade e a transparência, mas sim a confirmação de que estamos no caminho certo”, afirmou Sandro.

As Fake News batem às nossas portas todos os dias, mas a decisão do que fazer com cada uma delas está em nossas mãos. Acredite: “Fake News se combate com informação e verdade”, então, digamos todos: Não às Fake News.

 

Foto de Abertura: Vagner Alonso Pacheco, Valéria Vieira Lazzaris (Auditores Estaduais de Finanças Públicas) Sandro Medeiros Alves (presidente do Sincofaz), presidente do TJ-SC, desembargador João Henrique Blasi, e Mário Gentil, vice-presidente do Sincofaz.

COMMENTS